29.fev.2012

Casei, mudei meu nome de solteira e agora?

Olááá!!!!

Hoje vou falar sobre as mudanças após o casamento civil. Quando casei no civil optei por mudar meu nome de solteira e acrescentar o último sobrenome do Maurinho.

Não sei, na minha opinião, já que vai casar, não custa mudar o seu nome, afinal de contas vocês serão marido e mulher, talvez terão filhos e assim eles vão poder ter uma identidade de pai e mãe.

Não é obrigado mudar o nome, além da mulher poder mudar o homem, se quiser, também pode, mas isso quase nunca acontece né!

Bom,  resolvi mudar o meu RG e fui no POUPA TEMPO, primeiro consultei o site e achei muito bom e explicativo. Depois resolvi ligar apenas para confirmar os documentos necessários para a mudança.

O endereço de lá é Rua Leopoldo Machado, 525 – Centro – Sorocaba e o horário de atendimento: segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e sábado, das 9 às 13 horas.

Gente fiquei abismada de como é bonito lá dentro e do tanto de gente que tem trabalhando, começa que o ambiente tem um ótimo ar condicionado, é claro e bem organizado, as pessoas que te atendem são super educadas e solicitas! Além disso tem um estacionamento (pago) do lado.

Para você alterar o RG você vai precisar levar os seguintes documentos:

RG original

1 cópia simples da certidão de casamento (eles tem fotocopiadora lá e custa 0,20 para tirar)

1 foto 3×4 atual (também tem lugar para você tirar a foto)

É cobrado uma taxa de R$ 27,66 para fazer o novo RG. Lá dentro mesmo tem um banco do Brasil e você faz o pagamento.

Se quiser inserir o número do seu CPF no RG, você pode levar o CPF original ou Impresso emitido pela Receita Federal via internet que comprova que seu CPF está regular. Para emitir este documento acesse www.receita.fazenda.gov.br , no início da página em cima do lado direito onde está escrito “onde encontro” , selecione CPF e siga os passos – é muito fácil!

Aqui estão os passos que você deve seguir chegando lá:

Siga até o balcão Instituto de Identificação;

Após apresentar os documentos citados, faça o pagamento no BB, e o comprovante tem que ser entregue no balcão do Instituto de Identificação que você levou os documentos.

Lá será entregue uma senha e você será chamada para fazer o procedimento do novo RG. Vão te perguntar o endereço e pedir para você confirmar o seu “novo nome”. Depois disso será tirada a digital dos 5 dedos de cada mão e pronto. Você recebe um protocolo para ir retirar após 8 dias.

Gente é muito simples e rápido!

Eu recomendo.

Beijos!

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


6 Comentários

  1. Flá disse:

    Oii meninas, tudo bem?!!
    Muito bom o post, mas só uma observação: já fui em alguns “Poupa Tempos” aqui em São Paulo…em todos fui bem atendida, mas a infra-estrutura nem se compara com a que você descreveu do Poupa Tempo de Sorocaba, rsrs, nada de ar condicionado, nada de estacionamento e etc. Mas enfim, rsrsr…

    Vale lembrar também, que se o RG for alterado, incluindo o sobrenome do maridão, não pode esquecer de tirar um novo passaporte, senão, pode ter dor de cabeça na hora de viajar, hehe.

    Beijoos!!

  2. Fernanda Prado Nomura disse:

    muito interessante esse site, adorei.

  3. miran disse:

    nâo gostei quanta babozeira, se liga na missão
    vamos falar sério.ME AJUDA AÍ!!!

  4. Letícia disse:

    Olá! O número do RG e do CPF mudam? Devo mudar primeiro o RG e depois o CPF?

    Vou começar o procedimento semana que vem, quando pegarei minha certidão de casamento, então queria saber… não encontro essa informação!

    Não esqueçam da carteira de trabalho, da CNH, do título de eleitor, do passaporte, da carteira de registro profissional, plano de saúde, seguros, banco, etc… rs tem que mudar tudo!!! :-)

    • Oi Letícia, os números dos documentos não mudam nunca. O único que muda é o passaporte, seja porque venceu, seja porque a pessoa mudou de nome. É muito importante que o passaporte esteja com o nome IDÊNTICO ao seu novo nome na Receita, senão você não embarca! Ou, quando for viajar, utilizar o nome IDÊNTICO ao que está no passaporte. Bjs

Deixe seu comentário